GNDI investe em ações sociais em escolas públicas

Escolas de Mogi das Cruzes e Itapevi contam com assistência nutricional e odontológica do Grupo NotreDame Intermédica


Cerca de 1500 alunos de bairros periféricos dos municípios de Mogi das Cruzes e Itapevi são impactados pelas ações sociais do Grupo NotreDame Intermédica. O projeto consiste em consiste em atividades com foco na promoção da saúde bucal e combate à obesidade infantil para educar crianças e adolescentes de escolas municipais do ensino fundamental I nos cuidados com a saúde.


Com atividades teóricas e práticas, o dentista enfatiza a importância da higiene bucal diária e o uso do fio dental na prevenção de doenças bucais e sistêmicas. Na oficina de escovação, o dentista com a ajuda do professor ou funcionário da escola, organizam grupos pequenos de alunos onde inicialmente são distribuídas pastilhas evidenciadoras (para identificar acúmulo de placa) e a seguir os mesmos recebem kits de higiene bucal (composto por escova, pasta e fio dental) para colocarem em prática o aprendizado recebido em sala de aula.


Já os profissionais da nutrição organizam oficinas de experimentação para acostumar o paladar os alunos à ingestão de alimentos saudáveis.  "Na parte nutricional são feitas oficinas para promover o contato e incentivo ao consumo de frutas e verduras através da experimentação de sucos (estímulo ao olfato e paladar) e simulação de um self-service destacando a importância das frutas, legumes e verduras relacionando as cores a função.", explica Patricia Bueno, gerente de Meio Ambiente, Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Segurança do Trabalho (MASS) da Sede do GNDI.


Para que o projeto seja ainda mais efetivo, os pais ou responsáveis são convidados para um bate-papo com o dentista, nutricionista e professores, nos quais são abordados temas diversos relacionados a saúde bucal e nutrição, mas enfatizando a importância da participação da família na mudança de hábitos e cuidado com a saúde.


O projeto nasceu da parceria com as prefeituras dos municípios, e as secretarias de saúde e educação, sendo que em 2019 realizou atividades nas escolas municipais Professora Auta Cardoso de Melo, Professor Doutor Jair Rocha Batalha, Doutor Valdir Paiva de Oliveira Freitas - todas próximas ao Hospital Santana - em Mogi das Cruzes e na Paulo Freire em Itapevi, perto do Hospital Nova Vida. As ações do projeto são supervisionadas pela coordenadora técnica da Odontologia Preventiva Interodonto, Jaqueline Ferreira e pela supervisora de Nutrição da Medicina Preventiva GNDI, Patrícia Rondello.


Para 2020, a ideia é ampliar o projeto. "Teremos um incremento de escopo em Mogi das Cruzes, que, provavelmente vai de três para cinco escolas; em Itapevi deve entrar para uma ou duas e estamos iniciando o projeto em Osasco, que ainda não faz parte do programa", explica Patrícia. FONTE: https://www.gndi.com.br/grupo/noticias/2020/gndi-investe-em-acoes-sociais-em-escolas-publicas

1 visualização

© Todos os direitos reservados

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social

Marketing NBA Assessoria